01 – A importância do sistema de acionamento da embreagem
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Olá pessoal Leonardo Fernandes por aqui novamente. Esse é o nosso segundo vídeo sobre o tema Embreagem e vamos falar agora sobre o sistema de acionamento da embreagem.
Lá no nosso primeiro vídeo nós falamos sobre as suas principais peças: platô, disco e o rolamento de embreagem. Falamos também sobre a importância sobre do sistema de acionamento para um bom funcionamento de todo o conjunto. Temos que ter ciência que qualquer folga, desgaste vai influenciar diretamente no desempenho da embreagem. Lá no nosso primeiro vídeo falamos também das peças que compõem o sistema de embreagem, falamos do pedal de embreagem, do embuchamento, do pino e de alguns carros que trabalham com acionamento por cabo ou bomba de embreagem (atuador de embreagem) e outras peças do conjunto como luva e garfo de embreagem.
É importante que tenhamos o conhecimento de como é o funcionamento de todo esse conjunto do sistema de embreagem.
Para nós condutores que iremos estar no volante do veículo, vai existir um meio de comunicação do pedal de embreagem e a própria embreagem por sua vez fixada no volante, entre o motor e o câmbio (caixa de marcha). Em alguns carros é utilizado o sistema via cabo quanto que outros carros se utiliza o sistema hidráulico que são as bombas ou atuador de embreagem. Para exemplificar nós vamos usar o exemplo do cabo de embreagem que nada mais é um caço de aço, onde umas de suas extremidades vai estar fixada no pedal de embreagem e a outra ponta vai estar fixada extremidade da alavanca de acionamento da embreagem onde chamaremos de ‘’garfo de embreagem’’.
Como na extremidade do cabo de embreagem onde a mesma vai estar fixada na extremidade do pedal onde na sua outra ponta do pedal vai estar o apoio de nosso pé, quando nós pisamos no pedal de embreagem iremos fazer um movimento de alavanca puxando assim o cabo de embreagem e consequentemente estaremos puxando o garfo de embreagem fazendo o acionamento do mesmo.
É muito importante aqui nós entendermos o funcionamento de todo o conjunto, para facilitar ainda mais nossa comunicação, vamos supor que um modelo específico de carro o cabo tenha 10cm de comprimento, o que significa dizer que ao pisar no pedal de embreagem estaremos puxando o cabo de embreagem por 10cm e fazendo assim o funcionamento. Vamos supor que o sistema tenha sido projetado para os 10cm, mas caso haja uma folga ou desgaste de 1 a 2cm nesses componentes, significa que ao pisar no pedal e puxar o cabo de embreagem, lá no acionador só vai chegar 8cm, fazendo que haja uma dificuldade na passagem de marcha e mal funcionamento de todo o conjunto, por isso é bom entender como é o funcionamento de todo esse sistema do início ao fim.
Então, seguindo essa lógica, após nosso conhecimento de todo o sistema, se você está com alguma dificuldade de passar marcha no seu carro, se você suspeita que seja o kit de embreagem, procure uma oficina mecânica especializada em embreagem e ao levar o carro na oficina, cuidado para não influenciar no diagnóstico. Se você chegar na oficina dizendo que quer trocar a embreagem e o mecânico estiver com pressa na correria do dia a dia, ele pode encaminhar o carro para o elevador e executar o serviço onde na verdade o problema pode estar em outras peças do conjunto. Qual a nossa sugestão: chame o mecânico, fale da sua dificuldade, se der dê uma volta com o carro na rua juntamente com o mecânico, ele entender o real problema no veículo, dessa forma ele vai poder fazer um orçamento mais assertivo, examinando todo o conjunto e executar o serviço. Essa é a nova dica e esperamos ver vocês no próximo vídeo.